Quais estados oferecem carteira de habilitação gratuita

Conheça todos os Documentos Necessários para CNH Social 2020 e adquira seu documento gratuitamente! A CNH Social possibilita que pessoas de baixa renda obtenham esse documento gratuitamente. Reúna todos os Documentos Necessários para CNH Social 2020 e aproveite esse benefício!

O programa CNH Social foi criado pelo Governo Federal para proporcionar a emissão de Carteiras de Habilitação para todas as pessoas de baixa renda. Para participar do programa é bem simples, você precisará apenas preencher alguns requisitos obrigatórios.

Se você atender a todas as exigências do programa, basta reunir os documentos necessários e fazer a solicitação da sua carteira de motorista gratuita. Nem todos conseguem, pois existem períodos de inscrição e prazos de emissão. Conheça mais como funciona nos próximos parágrafos.

CNH Popular

Quem Pode Adquirir a CNH Social?

O programa CNH Social é conhecido no país também como CNH Popular e apenas alguns estados o possuem. Os requisitos exigidos podem variar um pouco de um estado para o outro, portanto, é preciso ficar atento às exigências do seu estado.

Confira abaixo os requisitos exigidos:

  • O candidato deverá ter idade maior que 18 anos;
  • O candidato deverá saber ler e escrever;
  • O candidato deverá estar desempregado há pelo menos um ano ou ser beneficiário de algum programa social como o Bolsa Família ou Minha Casa Minha Vida;
  • O candidato deverá possuir uma renda per capita de até 2 salários mínimos;
  • O candidato deverá possuir cadastro atualizado no CADÚnico (Cadastro Único).

Serviços Oferecidos Pelo Programa

Atualmente, o programa CNH Social oferece serviços específicos que atendem 3 públicos.

Logo você conhecerá quais são os Documentos Necessários para CNH Social 2020. Fique de olho.

Os serviços oferecidos são:

  • Primeira habilitação para conduzir carro (B) e motos (A);
  • Possibilidade de acrescentar uma categoria em habilitação já existente;
  • Possibilidade de mudar de categoria.

Como Fazer o Cadastro CNH Social?

Como nós dissemos, nem todos os estados brasileiros oferecem a CNH Social. É muito importante que você verifique as informações diretamente no Detran do seu estado.

O cadastro para participar do programa é feito pela internet ou pessoalmente. Você deverá seguir esses passos:

  • Acessar o site do Detran do seu estado;
  • Procurar na pesquisa por “CNH Social” ou “CNH Popular”;
  • Verificar as informações e checar se as inscrições estão abertas;
  • Se as inscrições estiverem abertas, faça-a pela internet;
  • Faça seu cadastro preenchendo todas as informações necessárias;
  • Se não for possível fazer a sua inscrição pelo site, compareça pessoalmente até a unidade do Detran;
  • Aguarde a divulgação do resultado e a lista dos aprovados.

Caso seja um dos aprovados para tirar a sua CNH gratuitamente, compareça até a unidade do Detran com todos os seus documentos.

Documentos Necessários

As informações deste programa podem variar de um estado para o outro, portanto, o cidadão deverá se informar no Detran do seu estado para saber quais são os Documentos Necessários para CNH Social 2020.

Abaixo, listamos os documentos comumente solicitados em todos os estados. Confira:

  • CPF;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH).

É recomendável que você apresente os originais e as cópias desses documentos.

Boa sorte!

Continue Reading

Vídeo ensina a consultar Multas no DETRAN

A consulta de multas tem sido bastante utilizado pelos motoristas brasileiros, já que o maior pesadelo dos motoristas são as multas. Infelizmente as multas são muito importantes para a correção e aprendizagem dos condutores de veículos, seja um motorista antigo ou motorista novo sempre acaba acontecendo de cometer um erro, assim devemos estar sempre atentos ao trânsito para que não acabe recebendo uma multa.

Elas são aplicadas quando motoristas ultrapassam a velocidade autorizada por determinada via pública, por estacionar em local proibido, trafegar na contra mão, dirigir com carteira ou documento do carro com atraso na atualização que é feita anualmente, enfim, são vários os motivos para aplicação de multas, justamente para que não haja problemas piores como acidentes.

Para que os motoristas possam consultar pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) eles devem entre no site do Detran do seu estado e acesse a área de consulta da CNH, assim serão apresentadas várias informações de consulta, para consulta de Multas acesse a área de Pesquisa de Multas.

Vídeo ensina a consultar Multas no portal Detran

Atenção: Esse vídeo é de inteira responsabilidade de seu autor. Para mais informações, acesse o canal Teteu Tutors, no Youtube.

Como consultar Pontuação da CNH

Os Detrans dos estados brasileiros, oferecem em seu site o sistema para a consulta de pontuação na CNH já que tudo que os motoristas tentam evitar é de levar uma multa de trânsito, mas sempre acaba acontecendo, e muitas vezes são sem querer, porém do mesmo jeito a multa é aplicada, e a pontuação é retirada de acordo com o nível da infração.

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deve ser atualizada de quatro em quatro anos, para que os motoristas possam estar sempre por dentro das leis e normas de transito para que não haja nenhuma dúvida em caso de alguma aplicação de multa, e também para deixar verificar se os condutores estão realmente aptos.

Agora para facilitar a vida dos motoristas foi desenvolvida uma forma de consultar os pontos da CNH, tudo online através do site do Detran (Departamento de Trânsito) de seu estado, onde serão solicitados alguns dados pessoais e sobre o veículo, quando for concluído será apresentada a pontuação atual de sua CNH.

Para outras informações sobre a pontuação da CNH acesse o site do Detran de seu Estado e tire suas dúvidas.

Continue Reading